Sea4Pain aprovado para financiamento no âmbito do SME Instrument – Phase 1

Posted on

Projecto aprovado para financiamento no âmbito do SME Instrument - Phase 1

No dia 23 de março de 2018, o nosso projecto Sea4Pain foi aprovado para financiamento no âmbito do SME Instrument - Phase 1! 

Título do projecto
"Development of a novel analgesic for chronic pain from marine-derived compounds"
(Desenvolvimento de um novo analgésico para o tratamento da dor crónica derivado de compostos de origem marinha)

Acrónimo
"Sea4Pain"

Resumo
O projecto agora aprovado visa definir a estratégia de desenvolvimento da plataforma de descoberta e desenvolvimento de novos fármacos de origem marinha (Portuguesa) da Sea4Us. Em particular, no que respeita ao projecto de desenvolvimento de um novo analgésico para a dor crónica moderada a severa, de alta eficácia, com reduzida toxicidade e efeitos colaterais limitados, dando origem a uma nova classe de fármacos.
O projecto Sea4Pain irá permitir a definição dos passos seguintes do desenvolvimento do fármaco, incluindo a realização de ensaios clínicos. Para tal, a Sea4Us irá estabelecer novas parceriasactualizar o business plan e preparar as próximas fases de investimento.

Dor crónica
Actualmente, 21% da população mundial sofre de dor crónica e o projecto Sea4Pain contribuirá para o desenvolvimento de tratamentos alternativos para pacientes que sofrem de dor crónica moderada a severa. Os medicamentos actualmente no mercado (derivados de opióides e outros) aliviam a dor, mas co-infligem muitos efeitos secundários adversos (incluindo habituação e dependência) e grande perda de qualidade de vida.